Pular para o conteúdo

Pneu Dunlop é bom? Confira avaliação atualizada 2023

Descubra se o pneu Dunlop é bom com nossa avaliação completa. Conheça as melhores características, principais modelos e a história da marca. Acompanhe!

ANÚNCIOS

É comum que algumas pessoas fiquem em dúvida em relação a qualidade dos pneus Dunlop, já que essa marca não é tão falada e nem conhecida no Brasil quanto nomes como Bridgestone e Michelin, por exemplo.

Mas, se engana quem pensa que esse é um motivo para classificar esse grande fabricante de pneus como ruim. Mas afinal de contas, Dunlop é ou não uma boa marca de pneu?

Para esclarecer essa dúvida, esse artigo conta um pouco da história dessa marca, aponta características das linhas de pneus disponíveis no Brasil e mostra um pouco do trabalho de sustentabilidade que ela realiza.

ANÚNCIOS

Confira agora com o time do Guia dos Pneus se o pneu Dunlop é bom e se vale a pena ou não equipar o seu veículo com essa marca.

Leia também:

Pneu Dunlop é bom? Confira avaliação atualizada 2023
Pneu Dunlop é bom? Confira avaliação atualizada 2023

A história da Dunlop

No ano de 1888, ao perceber o desconforto do seu filho andando de triciclo com uma roda de madeira, John Boyd Dunlop inventou o primeiro pneu movido a câmara de ar da história. Até então, os “pneus” eram feitos de madeira, ferro e outros materiais compostos. 

ANÚNCIOS

Um ano depois de John patentear sua invenção, nasce a Dunlop Pneumatic Tire Co com sua primeira fábrica de pneus instalada em Dublin, Irlanda. 

A produção teve continuidade em Belfast, se espalhando pela Europa com a abertura de uma fábrica na Alemanha, se tornando assim, a primeira empresa a comercializar seus pneus em escala mundial e sendo referência para outras marcas que seriam criadas.

De olho no crescimento dessa marca, o então sexto maior fabricante de pneus do mundo, Sumitomo Rubber Industries compra a Dunlop em 1963.

O que aumentou seu acesso a mais consumidores orientais e abriu as portas para clientes de peso como Audi, Porsche, Mercedes Benz entre outras marcas renomadas do setor.

Atualmente, a companhia possui mais de 12 fábricas espalhadas pelo mundo, incluindo Japão, Tailândia, Indonésia, China, Estados Unidos e outros países da Europa. e seus pneus são comercializados em mais de 100 países. 

No Brasil, teve sua primeira fábrica inaugurada em 2013 na cidade Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, com mais de 1500 funcionários.

Essa é a unidade fabril de pneus mais moderna do país, sendo a única a produzir pneus sem emenda com a tecnologia Taiyo Sun System, desenvolvida pelo próprio grupo Sumitomo.

Além das montadoras citadas anteriormente, hoje em dia a marca Dunlop é utilizada por outros grandes nomes como BMW, Lexus, Toyota, Volkswagen, Jaguar, Alfa Romeo e Aston Martin.  

Com mais de 130 anos de história a Dunlop é, sem dúvida, uma das marcas mais tradicionais de pneus do mercado.

Características dos pneus Dunlop

Para a fabricação dos seus pneus, a Dunlop usa nanotecnologia para otimizar as ligações químicas entre os elementos que compõem o material de algumas de suas linhas. 

O que significa que algumas etapas da linha de montagem consistem na aplicação de materiais sem a realização de emendas, fator que garante maior qualidade, segurança e uniformidade dos pneus.

Os pneus Dunlop também contam com um reforço estrutural feito em malha têxtil e que é incorporado por baixo da banda de rodagem e os novos pneus da marca possuem uma área de contato maior com o chão, o que gera menor desgaste nas extremidades do pneu.

Assim a carcaça ganha mais estabilidade e melhora a performance e dirigibilidade do veículo. 

Em todos os seus modelos, os sulcos da banda de rodagem possuem disposição assimétrica, fator que garante maior estabilidade em pistas molhadas. 

A tecnologia Taiyo Sun System, é usada em 100% dos pneus fabricados no Brasil e, oferece um produto com nível de vibração 30% menor e um balanceamento 50% superior daqueles produzidos pelo sistema convencional, reduzindo o ruído causado pelo atrito com o solo. 

Esse método de produção também permite a fabricação de pneus com menor resistência ao rolamento, garantindo economia de combustível e melhor custo-benefício.

Os pneus são feitos para automóveis, vans, SUVs, pick-ups, ônibus e caminhões, podendo ser utilizados nas mais diversas situações.

Dunlop e a sustentabilidade 

Para atender as demandas ambientais, a Dunlop possui um rigoroso sistema de controle de emissão de gases poluentes e efluentes na fabricação dos seus pneus, que reduz a poluição no momento da fabricação. 

No Brasil, a empresa possui uma estação de tratamento de água e realiza o tratamento de 100% do efluente doméstico. 

Mas a Dunlop não se preocupa somente com as medidas tomadas durante a fabricação dos seus pneus, mas também com o final do seu ciclo e o descarte que é dado a eles. 

A empresa incentiva que os pneus substituídos fiquem no estabelecimento onde foram comprados, para que o seu descarte seja feito corretamente.

Caso isso não seja possível, no Brasil a companhia faz parte da Reciclanip, entidade criada para que haja destinação correta dos pneus usados, dessa forma, o consumidor tem a opção de entrar em contato com seus postos de coleta, com mais de mil pontos disponíveis e espalhados por todo o país. 

Além disso, os pneus que não podem mais ser usados, passam por um processo no qual componentes como lona, náilon, cordonéis de aço são separados e a borracha é utilizada na produção de pisos industriais e tapetes automotivos. Por possuir um alto poder de calor, também viram combustível alternativo em cimenteiras. 

As principais linhas de pneus Dunlop 

Conheça as principais linhas de pneus Dunlop e o diferencial de cada uma delas:

Direzza 

Essa linha é indicada para tráfego urbano e em estradas asfaltadas.

Além disso, a sua tecnologia possui frenagem superior e melhor aderência em pista seca e molhada. É indicada para motoristas que buscam maior performance. 

Enasave 

Esse modelo faz parte da linha verde de pneus voltada para economia de combustível.

Feito com nanotecnologia que reforça suas ligações químicas e resulta em um excelente desempenho e baixa resistência ao rolamento promove alto conforto ao dirigir.

Falken 

Essa linha possui um desenho sofisticado e assimétrico da banda de rodagem voltada para alta performance.

Garantindo maior esportividade e conforto, além de ser o modelo de pneu com um custo mais baixo em vista de outras linhas.

Obs: A Falken era uma produtora independente de pneus, que foi incorporada ao grupo Sumitomo, sendo ligado a produção da Dunlop atualmente. 

SP Sport 

Com ribs circunferências e desenho otimizado da banda de rodagem essa linha permite maior conforto e durabilidade.

Voltada para uma gama variada de veículos, a esportividade e conforto também faz parte das características dessa linha. 

Touring R1

O modelo dessa linha possui uma estrutura reforçada e é fabricado com a tecnologia Sun System que não possui emendas na borracha.

Possui sulcos mais largos e mais profundos em sua banda de rodagem. Com ombros externos mais largos, garante boa aderência em qualquer tipo de solo. 

Ótimo desempenho em pistas molhadas, com aderência 8% superior a outras linhas.

Sport Maxx

Essa é uma linha pertencente a uma categoria premium, tem pneus disponíveis com a tecnologia Run Flat que permite rodar 80 quilômetros a 80 km/h sem ar no pneu. 

Além disso, essa tecnologia permite reduzir a rigidez na lateral, controlar a temperatura e reduzir o tempo do pneu. Isso tudo sem nenhuma perda nas vantagens que o pneu oferece.

Grandtrek

Produzidos exclusivamente para SUV e pickup, são pneus de uso misto, tanto para estradas quanto para off-road leve.

Possui uma banda de rodagem com desenho otimizado e composto com sílica e protetores anticorte. Com ombros multifacetados, possibilita contato otimizado com o solo. 

Afinal, pneu Dunlop é bom? 

Sim, podemos afirmar com certeza que os pneus Dunlop são bons. 

Desde a invenção do primeiro pneu movido a câmara de ar por John Boyd Dunlop em 1888 até a criação de linhas super modernas nos dias atuais, a Dunlop sempre prezou pela inovação, tecnologia e qualidade dos seus produtos. 

Garantindo alta durabilidade, performance, conforto e segurança acima de tudo.

E como visto aqui, essa é uma marca que se preocupa muito com o meio ambiente, mais um motivo para optar pelos pneus Dunlop.

Ainda em dúvida se o pneu Dunlop é bom? Utilize os comentários ao final da página, leia também a opinião dos outros usuários.

Avaliações do artigo - 4.3/5 - (294 votos)

43 comentários em “Pneu Dunlop é bom? Confira avaliação atualizada 2023”

  1. Eu uso esses pneus. São bons e muito bem construídos, me passam segurança em todas as situações que encontrei. Sem dúvida, comprarei novamente e indico à todos.

  2. Os pneus são na minha opinião desde a sua criação muitos bons, as bicicletas que os digam.
    Ha dois anos atrás comprei quatro pneus para meu FOX e entreguei na agencia e os pneus
    estavam mais de meia vida, uma curiosidade os pneus não tem emendas, tornando o balan-
    ceamento mais perfeito e menos peso, tanto no arranque qto na frenagem e em curvas a es-
    tabilidade do carro não é alterada. Na minha humilde opinião acho quem avaliou a “DUNLOP”
    JD POWER, não andou com os pneus e sim escutou conversas adversas. “SUCESSO PARA TO-
    DOS” UM ABRAÇO!!!!

    1. Concordo com você coloquei em meu carro e recomendo.
      Não faz barulho como já ouvi pessoas falando, muito bem acabado e durável.
      Uso meu carro no trabalho e ando muito, pego pista etc… Esse pneu atende minhas necessidades, faço curvas sem dó , pois me sinto seguro com eles

      1. JD Power, um fiasco de pesquisa!, nota 2 geral, de 0 a 5, macios, duráveis, bonitos, não fazem barulho e são bem seguros, muito bem construídos, só uso Dunlop.

  3. Sempre comprei Michelin, goodyear, e Pirelli, mudei para dunlop e me dei mal, com 45 dias de uso, deu bolha no pneu, atendimento da garantia ruim, demorada, 3 longos meses pra me dizer que a cobertura não existe, puro descaso, vou voltar pras marcas mais confiáveis, mais seguras, menos dor de cabeça.

    1. Meu carro veio de fabrica com pneu Dunlop. Fiz a primeira troca com a média de 50 mil kms e os pneus estavam ” meia vida”. Coloquei exatamente a mesma marca e medidas. Estou satisfeito com a Dunlop. Deixa o carro confortável para dirigir,tem boa estabilidade, quase não tem ruído e principalmente… É super resistente a buracos. Aqui em JF- MG tem 1 ano e meio que a prefeitura deixou de dar manutenção nos buracos. Costumo cair em buracos que acabo perdendo alinhamento,mas o pneu fica intacto. Recomendo.

    2. Eu acho não é nem questão de marca comprei dois da Goodyear uma semana criou bolha perdi meu dinheiro e perdi o pneu foi para garantia nem resolveu nada nem olhou

  4. Minha moto e cb 500 x, tem 4500 km rodado e mimha moto ja tem 1 ano de uso e o pneu dianteiro ja esta quase no limite. Achei a durabilidade deste pneu pessima, nao sprovri este pneu

  5. Acabei de colocar no meu i30 e estou achando que esta saindo de traseira, não sei se é porque o pneu é muito macio…
    Fora isso estou achando bom.
    Deve ser questão de costume!!!
    Abraços!

  6. Boa noite., fiz a compra hj de4 pneus dunlop 195/55/15 para o Voyage 1.6 modelo 2014 espero satisfação mediante a Marca a qual primeira vez que uso, sempre usei michelim

  7. Utilizo os Dunlop desde 2007 e nunca tive qualquer problema. São estáveis, seguros, consumo/km na média e extremamente duráveis. A última troca, agora em 04/2020, rodei 83.500 KM. Logicamente mantenho alinhamento/balanceamento e calibragem sempre dentro dos padrões estabelecidos. A forma de conduzir também contribui diretamente na durabilidade do produto. Recomendo.

    NewFit 14/15 – 142.500 Km

  8. Já rodei 63.000km com o dunlop t1 185/70 14r e não atingiu o tw ainda. Até a troca, devo conseguir chegar aos 68.000km. Bem silencioso. Parece que não tem mais o T1.. agora é o R1 ( aqueles modelos “ECO”) . Vou colocar esse também.

  9. Acabei de colocar no meu carro 175/65/14 reconheço que o preço me atraiu mais o pneu tem um desenho bonito e achei que o carro ficou mais macio vamos ver daqui a alguns KM como vai ficar se tiver novidades falarei.

  10. os pneus Dunlop vieram na minha Hilux cabine dupla 2018. Andei 42.000 km e permanecem em excelente estado, com rodagem para mais 20.000 com bastante segurança. falo assim, porque costumo trocar os pneus antes de o mesmo chegar na marca de segurança. a propósito já comprei 2 pneus para troca futura porque o preço estava muito bom e comprarei mais dois futuramente. já usei da michelan e da bridgestonne, em camionete e nenhum manteve-se tão duradouro, embora sejam de excelente qualidade, mas depois que conheci o Dunlop eu posso recomendar pela experiência.

  11. Decidi fazer a troca e colocar DunLop… como encontrei um amigo funcionário da loja; me ajudou a decidir pela marca!! (está sendo feita a troca nesse momento) agora que estou vendo aqui; e confesso que me preocupou um pouco as notas 2 em todas as avaliações!! agora já foi, espero não me arrepender…

  12. Rodrigo Quintas Pimentel

    desde 2015 compro Dunlop R14 Touring T1, só troquei os 4 pneus por que quis mesmo em 2019 e mesmo assim estavam com meia vida e consegui vende-los para outro motorista.
    Depois deste T1 comprei a nova versão R1 e continuo achando excelente.

    1. Comprei a Nova Fiat estrada vem com essa marcar de pneu ,nunca havia visto ,com 5800 km de rodagem apareceu uma bonha no pneu . procurei a loja da Fiat a mesma não se responsabiliza .para mim essa marcar DUNLOP não vale nada .vou entrar na justiça p rever meu prejuízo..

  13. Minha experiência com os pneus Dunlop são boas, já é a segunda vez consecutiva que coloco esses pneus no meu Fiesta, estou precisando novamente trocar os pneus e minha prioridade é para Dunlop, nas ultimas 2 trocas os pneus rodaram em média 50.000 km, sem nenhum problema.

  14. estou adquirindo agora 4 pneus da Dunlop,espero gostar pois não entendo de pneus mas,seu acontecer qualquer problema,o fabricante ira me ressarcir …..com certeza

  15. Francisco João Rufino De Moura

    Esses pneus são muito bom, eles não tem imenda com os outros de marcas conhecidas, vi dizer que a Toyota vai começar a dotar eles em seus carros de fábrica, por aí da pra entender que são bom, pois a Toyota tem muita referência na qualidade e não colocaria o pneu ruim em seus carros. São bons e recomendo.

  16. Antônio Edinesio sousa bena

    Comprei um par nem terminei de paga direito já está rancando a borracha como se fosse remoldado , só 6 meses de uso só ando no carro final de semana , não recomendo !!

  17. ESTOU ADQUIRINDO AGORA 04 PNEUS DUNLOP 205/55 ARO 16 E ESPERO QUE CORRESPONDE AS MINHAS NECESSIDADES, PORINQUANTO ACHEI BONITO, ESTILOSO, MUITO MACIO.

  18. A 4 anos atrás comprei meu primeiro Dunlop, depois que usei a primeira vez não mudo mais para outras marcas, ele é muito confiável não emite ruídos de rodagem e a durabilidade mantendo o alinhamento em calibração em dia é excelente .
    Recomendo vale muito a pena.

  19. Pela primeira vez uso dunlop 205 55 16 que veio novo na minha fiat strada e não estou nada satisfeito. Fura absurdamente pneu calibrado uma vez por semana e mesmo assim não resiste em média esta furando uma vez a cada 1000 km

  20. João Paulo Armindo de Almeida

    Minha Kawasaki Z900 Se 2023, veio com pneus Dunlop.
    Eu fiquei na dúvida sobre a qualidade.
    Mas ao se acostumar com a moto, percebi o conforto dos pneus Dunlop.
    Agora, ao ler esse artigo, tenho certeza que são excelentes.
    Parabéns pelo artigo.

  21. João Paulo Armindo de Almeida

    Minha Kawasaki Z900 Se 2023, veio com pneus Dunlop.
    Eu fiquei na dúvida sobre a qualidade.
    Mas ao se acostumar com a moto, percebi o conforto dos pneus Dunlop.
    Agora, ao ler esse artigo, tenho certeza que são excelentes.
    Parabéns pelo artigo.
    Obrigado

  22. Sempre usei pireli . mas fui comprar peneu me oferecero dunlop ..confesso q só tinha visto em caminhão ..comprei. ….tô satisfeito meu niw fista tá bonito doida maciu nem fãs barulho. Resumindo.. e sem duvida é um senhor peneu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *