Em dúvida se você deve colocar pneus novos na frente ou atrás do seu carro? O Guia dos Pneus vai te esclarecer essa dúvida e te ajudar a entender os motivos de segurança que levam a resposta correta.
Anúncios
Existe um grande debate para responder a essa pergunta, nós acreditamos que o motivo para tanta discussão está relacionada ao desgaste dos pneus.
O fabricante do seu carro e a marca de pneu (confira lista com as melhores) que você utiliza recomendam que você faça corretamente o rodízio dos pneus a cada 10.000 km, justamente para manter o desgaste de maneira uniforme.
Pneus dianteiros se desgastam mais rápido por alguns motivos, os principais são o peso do motor, tração (a maioria dos carros tem tração dianteira) e por serem responsáveis por 70% da frenagem do carro.
Anúncios
Por isso muitos recomendam que você coloque pneus novos na frente, o que não é o correto a se fazer, por motivos de segurança o ideal é que pneus novos sejam instalados atrás do seu carro.
Leia também:
- É seguro utilizar pneu remold? Entenda
- Como economizar combustível na prática
- Melhores lojas para comprar pneus online
Pneus novos na frente ou atrás? Uma questão de segurança
Quando você utiliza um pneus novos na frente do seu veículo você tem uma sensação muito mais confortável na direção, fica bem mais leve para guiar o seu veículo.
A grande questão aqui é no momento de uma emergência, se você perder o controle do veículo é muito mais fácil corrigir a dianteira, que é mais firme e você conta com o volante para te ajudar, do que corrigir uma saída da traseira, que é muito mais leve.
Fora que uma saída de dianteira te da uma sinal, você consegue perceber que está perdendo o controle do carro, enquanto a saída de traseira ocorre de uma vez e raramente você terá a sorte e o controle de retomar o veículo, o resultado pode ser trágico.
É importante ressaltar que todos os quatro pneus do seu carro devem obedecer o indicador TWI para você rodar com segurança, os esclarecimentos aqui são apenas para responder essa dúvida em situações comuns onde você tem dois bons pneus e outros dois que não tem mais condição de rodar.
Também é importante destacar que sempre que você for trocar os pneus do carro você precisar fazer isso em pares, utilizando sempre a mesma marca e modelo para manter o carro mais estável possível, além de realizar o alinhamento e balanceamento.
Conseguiu esclarecer a sua dúvida sobre colocar pneus novos na frente ou atrás? Se você tiver uma sugestão ou até mesmo discordar dessa dica, deixe um comentário logo abaixo.
Bom dia a todos!
Estas informações foram úteis para mim, e agradeço por isso.
Ótimo dia e um excelente trabalho a todos!
Que bom Cristina, forte abraço!
Continuarei a colocar os pneus novos na frente.
Com 40 anos de CNH nunca perdi a traseira do carro, nem em situação de chuva. Mas as vezes que precisei de 2 bons pneus na frente para segurar o carro, olha, eu perdi a conta.
Com certeza na frente 80% do freio aciona as rodas dianteiras caso uma aquaplanagem em curva as rodas dianteiras com os pneus mais gastos travadas derrapam com mais velocidade, conclusão; pneus novos sempre na frente
Muito bom seu artigo e obrigado pelas dicas
Muito importante estas informações,fui trocar 2pneus e não sabia se era melhor colocar os novos na frente ou atrás… Valeu a orientação
Boa noite! Muito bem tratado o assunto nesta postagem, esclarecendo e deixando bem claro o porque cada uma pessoa sugere diferente a colocação dos pneus usados. Eu sempre coloquei os novos atrás visando segurança. E muitos indicam por na frente sem saber o porque. Se eu não viajasse e andasse sempre na cidade, optaria por colocar o mais novo na dianteira assim aumentando a durabilidade dos pneus mais velhos estando na traseira.
Muito boas as dicas fornecidas e esclarecedoras, mas eu coloco sempre o pneu melhor na dianteira, no meu ponto de vista a segurança é superior, não em uma perda de traseira porque não ando em alta velocidade, vai ser muito difícil ocorrer, mas por que em dia de chuva ele agarra melhor e também no risco de estourar o pneu na dianteira não vou conseguir dominar o carro , já na traseira fica mais fácil, este é meu ponto de vista.
Fala Alceu, a opinião de vocês com a experiência de cada um é muito válida. Obrigado por participar!
Tudo bem explicado, depois de tantas opiniões, fiquei na dúvida.
Ando só na cidade,o que você acha?
Antecipadamente grato,
Augusto
No meu entendimento, existe fundamento para os dois pontos de vistas. Se o motorista corre o risco de não perceber que pode estar rápido demais em uma curva e perder a traseira do carro, realmente é melhor colocar os pneus melhores na traseira. Porém, em uma frenagem, principalmente de emergência na chuva, com certeza os pneus melhores na frente serão mais eficientes. Em uma pista molhada, mesmo em uma reta, pneus ruins na frente facilitam a aquaplanagem porque não tem sulcos necessários para penetrar na lâmina da água e diminuir a quantidade de água onde passarão os traseiros. Importante: os sulcos dos pneus são fundamentais nas condições de chuva. Pista seca, não é problema, excessão para riscos de estouros caso o pneu esteja muito desgastado. A grande diferença entre um pneu desgastado e um novo está no desempenho na chuva. Resumindo: O ideal é andar sempre com pneus em bons estados, seguindo a recomendação do fabricante. Mas se não for possível, ande mais devagar, com muito mais cuidado, porque os riscos são muito maiores.
eu prefiro colocar os bons na dianteira já q não ando em alta velocidade e no dias chuvosos os riscos são grandes para ambos mais nesta questão em dias chuvosos bons sempre na frente minha opinião
Concordo plenamente. Pneus novos na dianteira, onde está o eixo direcional e a tração da maioria dos carros e onde os freios são mais exigidos. Essa indicação de colocar pneus carecas na frente é totalmente equivocada. A perda de controle decorrente de aquaplanagem, derrapagem ou freadas bruscas certamente terminarão em tragédia…
Tenho 68 anos trabalho como representante comercial portanto estou sempre viajando a 48 anos sem saber sempre usei os pneus mais novos na frente , viajo de dia a noite com tempo bom ou tempo chuvoso nunca tive o problema do veículo sair de traseira. Fiz uma viagem de Gramado a São José dos Campos , saindo de Gramado com muita chuva pegando a estrada da serra com muitos buracos acabei cortando dois pneus dianteiros e lógico com certo intervalo tive que comprar dois pneus novos e coloquei na dianteira , a chuva me acompanhou de Gramado até Curitiba sem parar , hora mais fraca hora muito forte até com vento forte e confesso fiz uma viagem muito tranquila não tive nenhum problema de derrapagem e tive segurança em todo o trajeto.
Respeito todas opiniões, mas eu vou continuar os pneus mais novos na frente
Pra corrigir uma saída de traseira pode ser necessário efetuar manobra de contra esterço com redução de velocidade [seja motor ou frenagem], exigindo condições favoráveis dos pneus dianteiros. Assim, de forma geral, basta observar o bom senso:
1 – Se estiver chovendo, ande mais devagar, minimizando o risco de perder o controle do carro;
2 – Antes de entrar numa curva, reduza a velocidade. Boa parte das curvas são mal construídas, ou seja, não permitem alta velocidade;
3 – Numa direção regular a maior exigência de pneus bons é na dianteira, sejam pelo peso do carro, tração, controle da direção mesmo quando a traseira escapa e pelo alto percentual de responsabilidade pela frenagem.