Pular para o conteúdo

Como calibrar pneus corretamente

Veja onde encontrar a tabela de calibragem do seu carro para calibrar pneus da forma correta sem problemas e em qualquer lugar. Aproveite e boa leitura!

Manter a calibragem correta do veículo representa gastar menos dinheiro e garantir a segurança de todos os passageiros. Por isso, o Brasil utiliza a tabela de calibragem de pneus para determinar a pressão em cada veículo, a depender de cada situação.

Isso é fundamental, já que, um veículo calibrado tem mais estabilidade em pista seca ou molhada e melhor desempenho de frenagem. Em caso de viagens, o peso do veículo com malas e passageiros também vai alterar o valor ideal da calibragem. 

Portanto, é necessário conhecer essa tabela para dirigir com pneus calibrados em qualquer tipo de pista, sem dificuldade de direção ou riscos aos passageiros. 

Mesmo que você ainda não saiba qual é a calibragem correta, você pode descobrir qual é a calibragem adequada para qualquer veículo que quiser, basta saber ler a tabela de calibragem de pneus feita pelo fabricante. 

Neste artigo, ensinaremos de forma simples e rápida qual é o valor da calibragem, além disso, selecionamos as informações principais sobre a calibragem do veículo, para que você entenda a importância de manter o veículo calibrado. 

Como calibrar pneus corretamente

Para que serve a calibragem dos pneus? 

A calibragem serve para manter o carro seguro e mais econômico. Um veículo que circula pelas ruas com a calibragem irregular gasta muito mais com combustível e o motorista ainda tem de dirigir com mais resistência ao rolamento. 

Assim, um veículo que não segue a tabela de calibragem de pneus indicada gera mais custos de manutenção para o condutor. 

Quais os riscos que você corre por não calibrar os pneus?

Veja quais são os principais riscos que você corre ao utilizar um veículo descalibrado: 

  •  Péssimo aproveitamento da direção;
  • Problemas na estabilidade e frenagem do veículo; 
  • Falta de segurança nas estradas; 
  • Desgaste do automóvel; 
  • Aumento de até 25% do consumo de combustível; 
  • Risco de aquaplanagem em solo molhado; 
  • Danos à estrutura do pneu.

Como saber qual é a calibragem ideal? 

A calibragem dos pneus é a quantidade de pressão ideal para o uso, nesse processo o condutor coloca a quantidade de ar necessária para que o veículo tenha boa dirigibilidade, oferecendo segurança para quem está dentro e fora dos veículos. 

Para saber qual o valor correto para o seu veículo, você deve consultar o manual do proprietário. 

Este valor varia de acordo com o carro e tamanho do aro, portanto, o manual indica nos tópicos sobre pneus uma tabela de calibragem com todas as informações técnicas para cada pneu. 

Por exemplo, um veículo pode apresentar a seguinte indicação de calibragem na tabela: 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31. 

Nesse caso, a pressão indicada é de 2.1/30 e 2.1/31. No Brasil, o sistema de medida utilizado é o PSI (Pound per Square Inch), portanto, nesta etiqueta o valor é 30 PSI e 31 PSI na tabela de calibragem de pneus. 

Observe que a tabela apresenta dois valores, porque os pneus traseiros e dianteiros devem ser calibrados de maneira diferente. No exemplo acima, a tabela informa que os pneus dianteiros precisam ser calibrados com 30 PSI e os pneus traseiros com 31 PSI. 

A marcação 2.1 equivale ao sistema de medida utilizado na Europa. Já os números 175/70 R14 são a medida do pneu. 

Todo veículo tem a tabela de calibragem de pneu, para que você saiba calibrar corretamente e com segurança todos os pneus, inclusive, o estepe. 

Algumas montadoras já disponibilizam a tabela com informações de calibragem para desempenho econômico ou mais eficiente do veículo, nesses casos, os valores apresentam variações maiores, mas garantem a direção em situações específicas.   

Dicas para manter o pneu calibrado 

Além de seguir as indicações de fábrica, você terá de seguir alguns cuidados que vão aumentar a segurança do veículo e manter a calibragem em dia. Leia agora a nossa lista abaixo: 

Siga a orientação de calibragem do fabricante 

A forma mais segura de calibrar o veículo é seguindo as indicações de fábrica. Ali, estão as quantidades de pressão para cada tipo de carro e tamanho de aro. 

Apesar da tabela de calibragem, você pode, às vezes, determinar qual é a calibragem ideal em caso de solos úmidos ou outro uso off-road.  

Sempre confira a pressão 

Evite a dor de cabeça com o carro e veja semanalmente como está a pressão dos pneus, para manter a calibragem ideal. Você deve realizar o procedimento quando os pneus estão frios ou pouquíssimos quilômetros rodados. 

A pressão pode ser verificada nos postos de combustível e em outros lugares especializados, como borracharias e mecânicas. Escolha estabelecimentos confiáveis para ter certeza de que os equipamentos também passam por manutenção de rotina. 

Se você faz a calibragem, mas o pneu apresenta problemas na pressão, procure um especialista para verificar furos, rasgos e outros danos na estrutura do pneu.  

Cuide do estepe 

Não são somente os pneus principais que devem ser calibrados, o estepe é o seu item de proteção em caso de necessidade, portanto, sempre cheque a pressão deste pneu e faça o ajuste, para tê-lo sempre à disposição. 

Alguns especialistas indicam que o estepe deve ser calibrado um pouco a mais, pois a falta de uso pode fazer com que ele esvazie. 

Se você está indo viajar, a verificação total do estepe é indispensável para a sua segurança. 

Respeite as especificações técnicas do pneu 

Todo pneu tem sua etiqueta de fábrica que indica a data de fabricação, portanto, é possível estimar o tempo médio de utilização.  

Além disso, compre produtos certificados pelo Inmetro, pois a etiqueta informa como o pneu se comporta em pista molhada e o possível gasto de combustível. 

Qual a importância da calibragem para o seu veículo?

Se você quer ter mais segurança e economia, o seu carro deve estar calibrado de acordo com o que é indicado pela montadora. 

A calibragem é um processo de proteção que garante o bom desempenho do veículo e a segurança no trânsito, por isso, tem uma tabela de calibragem de pneus para auxiliar todos os condutores e profissionais da área automotiva. 

Além disso, uma forma de prolongar os efeitos positivos da calibragem é realizar a manutenção de rotina, com o alinhamento e balanceamento do automóvel. Faça sempre a verificação da calibragem e a revisão do veículo. 

Ficou com alguma dúvida sobre calibragem? Comente aqui ou escreva outras práticas que podem ajudar a manter a calibragem em dia.

Avalie este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *