Pular para o conteúdo

Melhores Marcas de Pneus em 2024: Ranking Atualizado

Está na hora de trocar os pneus do veículo? Confira ranking atualizado de melhores marcas de pneus em 2024 e escolha o ideal para o seu uso. Acompanhe!

ANÚNCIOS

Escolher uma boa marca de pneu é garantir ao seu veículo maior performance, estabilidade e principalmente, segurança aos seus ocupantes.

Outra característica importante de uma marca de qualidade, é que o pneu não irá desgastar prematuramente e manterá um alto desempenho por mais tempo, o que significa uma maior economia a longo prazo.

Tão importante quanto a escolha da marca, é vital considerar outros fatores, como: quais as condições em que o seu carro trafega por mais tempo.

ANÚNCIOS

Muito calor? Estradas de terra? Pista? Esses são apenas alguns dos pontos a serem considerados na compra de pneus novos.

Como você percebeu, a escolha certa dos pneus precisa corresponder a vários critérios, entre eles: segurança, conforto, modo de uso, economia, durabilidade e rendimento.

Para te ajudar a decidir qual comprar, o Guia dos Pneus selecionou as melhores marcas de pneus do mercado e detalhamos algumas das suas características. Confira agora e boa leitura!

ANÚNCIOS

Leia também:

Ranking das Melhores Marcas de Pneus 2024
Ranking das Melhores Marcas de Pneus 2024

Conheça as melhores marcas de pneus disponíveis no mercado em 2024

Escolher um pneu para o seu carro não é o mesmo que escolher um acessório qualquer. Ao decidir qual marca de pneu usar no seu veículo, o condutor está assumindo a responsabilidade de garantir a sua segurança e das outras pessoas.

E um trânsito seguro está além de motoristas conscientes, usar material de qualidade também é essencial para evitar acidentes e manter o veículo sempre em ordem.

Para te manter sempre seguro e evitar a troca constante de pneus, confira a seguir a nossa lista com as 12 melhores marcas de pneus da atualidade. Falaremos um pouco da história de cada marca de pneu citada e porquê elas são as melhores. Não perca!

Michelin

A Michelin foi fundada em Clermont-Ferrand, França, em 1889. No Brasil, criou a sua primeira fábrica no Rio de Janeiro em 1981.

Nos dias atuais, possui mais de 60 unidades industriais pelo mundo e emprega mais de 100 mil funcionários.

Sem dúvida alguma, é uma marca que ajudou a construir a história dos pneus e também ficou conhecida pelo mundo através dos seus famosos guias turísticos e gastronômicos.

A tecnologia da Michelin permite que os seus pneus sejam feitos com ranhuras que ajudam na redução de velocidade até mesmo em paradas bruscas. Além disso, os seus sulcos foram pensados e desenvolvidos para tração nas curvas e mais estabilidade ao carro.

A durabilidade e a economia de combustível que a marca proporciona, são as qualidades mais destacadas pelos usuários.

Site oficial: https://www.michelin.com.br/

Nossa avaliação: Pneu Michelin é bom? Confira!

Pirelli

A Pirelli é uma das mais respeitadas marcas de pneus em todo o mundo. Foi criada em 1872 em Milão, e hoje tem diversas sedes no Brasil, empregando mais de 10.000 colaboradores.

As suas linhas de pneus demoram mais de 3 anos para serem desenvolvidas, entre desenho, desenvolvimento e testes. Só depois são colocados no mercado, o que garante a qualidade e a durabilidade dos pneus.

Na opinião da maioria dos usuários entrevistados pela JD Power (empresa especializada em consultoria do mercado automotivo) a Pirelli está entre as melhores no quesito segurança e estabilidade em condições adversas.

Site oficial: https://www.pirelli.com/tyres/pt-br/carro/homepage

Nossa avaliação: Pneu Pirelli é bom? Confira!

Goodyear

A Goodyear foi criada em 1898 em Akron, Ohio, nos Estados Unidos. Hoje, a empresa possui três unidades industriais no Brasil e a fábrica de Americana – SP é considerada uma das mais modernas do mundo.

Possui, ao todo, 48 fábricas espalhadas por 22 países, além de dois centros de inovação e, atua direta e indiretamente com mais de 64 mil colaboradores.

A sua gama de pneus é muito grande, mas no Brasil, a sua principal prioridade é oferecer itens que se adaptem ao solo e clima do país.

Existem linhas de pneus desenhadas especialmente para o tráfego nas cidades, que visam reduzir o consumo de combustível e aumentar a durabilidade. No entanto, a maioria dos pneus produzidos pela marca se adaptam a qualquer cenário.

Site oficial: https://www.goodyear.com.br/

Nossa avaliação: Pneu Goodyear é bom? Confira!

Nexen

A Nexen surgiu em Seul, na Coreia do Sul, no ano de 1942. Ela ainda não possui nenhuma fábrica no Brasil, no entanto, exporta seus produtos para mais 120 países diferentes, incluindo o Brasil.

Ela tem uma ótima atuação mundial, equipando modelos de automóveis em diversos países. E no Brasil é muito bem aceita e recomendada, figurando em 4° lugar na pesquisa realizada pela JD Power.

Hankook

A Hankook é uma empresa originária da Coreia do Sul e seus pneus começaram a ser vendidos por lá em 1941. Suas fábricas estão espalhadas em seu país de origem e na China. Ainda não é muito conhecida no Brasil, mas já começa a reverter esse cenário.

Os pneus dessa marca oferecem dirigibilidade e segurança, devido a sua alta capacidade de aderir ao solo. As avaliações sobre eles são sempre positivas principalmente em relação a sua durabilidade, que varia de 60 a 80 mil quilômetros.

Continental

A marca de pneus Continental é de origem alemã e foi fundada em 1871 na cidade de Hanover. Atualmente é a 4° maior fabricante de pneus no mundo está entre as marcas preferidas de montadoras como Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Audi.

Os pneus Continental costumam oferecer excelente aderência e manuseio em qualquer condição. Possuem boa durabilidade e capacidade de carga, e sempre boa qualificação perante a certificação do INMETRO.

Kumho

A Kumho iniciou seus trabalhos em 1945, com produtos exclusivos para táxis e ônibus. A partir de 1961, começou a produzir pneus para consumo de toda a população da Coreia do Sul, seu país de origem. E foi na década de 90 que a marca começou suas exportações para o Brasil, e hoje possui um escritório da cidade de São Paulo.

O grande diferencial dessa marca é que os seus pneus são conhecidos pela sua banda de rodagem que possui composto de sílica, fornecendo melhor tração em pista molhada. Também oferecem baixa resistência ao rolamento economizando combustível e emitindo menos CO₂.

Bridgestone

Foi em 1930 que a Bridgestone começou as suas primeiras experiências na produção de pneus, em Kurume, no Japão. E hoje é considerada a maior fabricante de pneus no mundo, vendendo para mais de 150 países, possuindo duas fábricas no Brasil, uma em São Paulo e a outra em Santa Catarina.

Seus pneus são produzidos com tecnologia de ponta e oferecem menor número de ruído, que permite uma condução suave e silenciosa aos veículos.

Além disso, a grande maioria dos seus consumidores atestam que seu desempenho é confiável.

Yokohama

A Yokohama foi fundada em 1910 em Tóquio, no Japão. E a cada ano que passa mais e mais montadores escolhem os pneus dessa marca para equipar seus carros, que são geralmente veículos de maior potência como: Porsche, Nissan, Lexus, entre outros.

A cada pneu produzido, a Yokohama usa a ciência e tecnologia para produzir materiais inovadores e designs que proporcionam maior segurança. Seus pneus são oferecidos principalmente para carros de luxo, o que torna seu preço mais alto em relação aos seus principais concorrentes.

Toyo

Fundada em 1945, a Toyo tem sede em Osaka, no Japão, país onde ela conta com mais 3 fábricas, além de uma nos Estados Unidos.

Possui a maior parte da sua linha destinada à esportivos, mas também fabrica linhas um pouco inferiores para impulsionar sua concorrência no mercado automotivo.

Segundo os usuários, a estabilidade e a segurança são o ponto forte dessa marca. Além de destacarem a sua maciez e durabilidade.

Nossa avaliação: Pneu Toyo é bom? Confira!

Dunlop

A Dunlop foi fundada em 1888 em Birmingham, na Inglaterra, mas teve sua primeira fábrica aberta no ano de 1889 em Dublin, na Irlanda. Hoje em dia a sua sede principal está no Japão e sua marca está presente em mais de 100 países. No Brasil, a sua produção começou apenas em 2013.

Essa empresa é conhecida por aliar tecnologia, qualidade e preocupação com o meio ambiente na fabricação dos seus pneus.

Seus pneus ainda contam com um reforço estrutural em malha têxtil e que é incorporado por baixo da banda de rodagem, sendo um diferencial que garante uma maior durabilidade, resistência e controle.

Firestone

A Firestone foi fundada em 1900 em Ohio, nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1923. Em 1988 ela foi comprada pela Bridgestone e atualmente se posiciona como uma das marcas mais sólidas do mercado.

A maioria dos seus pneus apresentam uma resistência excelente, o que torna o custo x benefício um diferencial. O seu material e design permitem escoamento de água com mais facilidade, garantindo maior aderência à pista.

Por fim, a distância de frenagem é reduzida também, o que garante uma melhor experiência de dirigibilidade.

E agora, qual das melhores marcas de pneus escolher?

Escolher uma boa marca de pneu não é tarefa simples. Aqui, apresentamos as marcas com melhores resultados perante avaliações dos consumidores na internet, bem como em pesquisas realizadas por empresas de análise especializadas no ramo automotivo.

Cada uma dessas marcas possui variadas linhas de pneus, que se adequam melhor a determinados tipos de carro e condições de tráfego. Por isso, são vários os fatores que precisam ser levados em conta na hora da escolha.

Gostou da nossa avaliação das melhores marcas de pneus para carro em 2024? Então, compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam lê-lo. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário no site.

Outras marcas de pneus avaliadas no site

Avaliações do artigo - 4.6/5 - (107 votos)

75 comentários em “Melhores Marcas de Pneus em 2024: Ranking Atualizado”

  1. Boa tarde!
    quero deixar o meu comentário sobre o pneu nexen 205 65 r15 , para mim é 5 em tudo.nunca tive problemas ,curvas a 180 fechadas sem nenhum problema e ótima duração
    Minha opinião e 10.

        1. Só uma correção sobre as fábricas da Bridgestone, são realmente duas no Brasil porém uma fica em Santo André São Paulo e a outra em Camaçari na Bahia e não em Santa Catarina como escrito à cima.

    1. Parabéns pela avaliação sincera e realista. Já usei pneus nas ruas e pista, e de fato a Michelin, Pirelli e Goodyear são as melhores, mas na falta desses indico Bridgestone, Dunlop e Continental.

      1. Tenho no meu carro os pneus da Japonesa Yokohama. São excelentes. Pontuaria 5 em tudo. Talvez por desconhecimento ou por ser pouco divulgado. Mesmo assim são muito caros…

    1. Qual linha de cada marca é o melhor? Qual o melhor da goodyer ? Qual melhor da pireli e qual o melhor da Michelin? Falo melhor custo-benefício

      1. Estou em dúvida qual melhor modelo pneu Dunlop pra chuva economia combustível médida pneu185/65R15 modelo ENSAVE EC +300/ SP SPORT FM 800 OK

  2. Dunlop nunca mais, não tem aderência nenhuma em dia de chuva, não para e na arrancada patina, eles podem modernizar o máximo possível , podem aparecer em primeiro lugar no ranking! Mas Dunlop nunca mais hoje uso Michelin e é nota 10!

    1. Dunlop é uma exelente marca, não vejo melhor custo beneficio!!
      Exelente aderencia, macio, muito bom de quilometragem!
      Cada pneu tem sua especificação, dentro da sua proprio fabricante vc encontra pneus com mais ou menos aderencia, o desenho da banda do pneu é que condiz isso..
      Muita das vezes o cidadão avalia o fabricante por falta de conhecimento.

    1. Sei não, mas por alguns comentários que vi por aí de consumidores, o Continental não perde para esses aí que estão no topo. Por isso, acho que você estar certo por não ter visto o Continental mais acima nessa lista. Essa avaliação pode não refletir a real situação quanto ao ranking dos pneus, embora sirva como parâmetro para tal. Estou aqui com dois pneus Michelin 175/65r14 no meu carro, meia vida, mas que descascaram e estão fazendo barulho. Vou ter que substituí-los, e devo ir de Continental.

  3. Boa noite, não tem falado dos Pneus Delinte, a chinesa que construi esses pneus é uma das mais modernas e tecnológicas fábricas do mundo. O Pneu está bem acima dos Hankook e dos Goodyear no meu ponto de vista e experiência.

    1. Goodyear nunca mais. Usei durante muitos anos em todos os meus carros, mas atualmente é uma lástima. Coloquei na minha SUV e depois de pouco tempo, ronca ao extremo. E não adianta reclamar que eles nada fazem. Goodyear nunca mais. Mas nunca mais mesmo !!!

  4. Parabéns pelo trabalho de vocês. Essas informações ajudam muito pessoas que não têm experiência igual a mim. Estou querendo calçar o meu carro (Vectra 2.4 Elite 16V ano 2006) e gostaria de fazer uma pergunta: qual é o melhor modelo de pneus para meu carro?
    Grato pela atenção.

  5. COMPREI O PNEU
    HANKOK, POIS NAO E ATOA QUE EQUIPA CARROS COMO KIA MERCEDES , CRISLER, HYNDAY,,, ALEM DE BONITO TEM O CUSTO BENEFICIO, QUEM TEM DUVIDA EM COMPRAR ….. RECOMENDO

  6. bom dia comprei hoje Pneu Dunlop e estou ficando preocupado dizem ser uma titica paguei 231 reais achei preço muito bom em relação aos demais 175-65-14 para o meu Clio ano 2012 poderiam me falar mais deles e os cuidados que terei de tomar pois comprei os 4 pensei em Pneu Michelin mais o preço aqui no Ceará tava na faixa de 450 reais por ai o pneu Goodyear na faixa de 320 reais acabei ficando mesmo com Dunlop gostaria de sugestões ok obrigado a quem deixar

    1. Caro amigo um dos principais cuidados que você deve tomar é olhar a calibragem dele e o alinhamento de seu carro se tá em dias por causa desses dois fatores podem muito contribuir para que o pneu estrague é muito rápido

  7. Olá!
    Apenas gostaria de contribuir para a correção de uma informação.
    A fábrica da Continental fica em Camaçari na Bahia.
    Obrigada e abraço!

  8. Hoje em em dia uso HANKOOK MAS SE OBSERVAR BEM PELA ETIQUETA IMETRO COMPRA-SE MUITO PNEUS F/E OS PIORES SEM CONTAR QUE O PREÇO LA EM CIMA RESUMINDO NAO DA PRA ESPERAR MUITO. CONSELHO OBSERVAR BEM A ETIQUETA SEMPRE PROCURE OS MODELOS A,B, OU C PASSAR DISSO NAO E BOUM. ABRAÇO P.

  9. Acho que tem um problema nessa lista aí… Yokohama em nono e Toyo em décimo?! São disparadas as duas melhores marcas de pneus que eu já tive… já tive pneus top de linha de todas as marcas citadas e a maioria deles me deixou na mão, exceto Toyo, Yokohama, Nexen e Hankook. Mas, Toyo e Yokohama para mim levam a melhor porque achei mais confortáveis e estáveis que os outros dois.

    1. Bela matéria. Tenho acompanhado muitos posts sobre ranking das marcas.
      Segui os aconselhamentos mais construtivos e, se fez jus quando adquiri os pneus hankook.
      Macies, aderência, durabilidade.
      Melhor custo benefício, e vale destacar que rodei 90mil km, automóvel Wolksvagem Up.
      O carro pesa 900 kg, gostaria que relatassem o quanto pertinente é essa variável peso.
      Obrigado

  10. Comprei 4 pneus Michelin. Usei até vencer (passados 5 anos). Nunca tive nenhum problema, nem em chuva, nem em curva, nem em frenagem bruscas, nem patinação, etc… Compraria novamente! 10!

  11. Usei Dunlop medida 185/65/R14 no meu C3 2008. Péssima aderência, rodei 23.000km e ja tava no aço, treadwear 480…corram da linha Sport deles (SP). Troquei por Michelin Energy, mesma medida, muito macio, muito confiável, durável e estável em dias chuvosos, um pouco de ruído apenas. Mas se vc for olhar na avaliação do Inmetro, nota E na chuva e nota E em economia de combustível. Assim fica difícil.
    Tenho outro Citroen, um C4, 205/55R16, coloquei Michelin Primacy 4, carro prega no chão, suportou vários buracos sem papos ou rasgos. É outro nível. Infelizmente Pirelli e Goodyear não conseguiram acompanhar, mesmo estando na F1 (Pirelli).

    1. Por muito tempo usei Pirelli e Goodyear nos carros que tinha até que um dia precisei de trocar os 4 de um Omega que eu tinha e experimentei o Continental (fantástico pneu). Mais tarde troquei ele por um Corolla que vinha com os Bridgestone(horrível).
      O Pirelli acho duro e desconfortável, o bridgestone eu acho duro, desconfortável, barulhento e baixa aderência, os da marca goodyear que tive deslocaram a banda de rodagem com muita facilidade e hoje em dia dou preferência para usar Michelin, na minha opinião o melhor de todos que já usei até hoje, confortável, gruda bem, baixo ruído e os últimos que usei duraram mais de 80mil km no meu carro. Não uso outra marca mais.

  12. Minha esposa tem uma Pajero TR4 que comprei 0 Km, com os Pneus Pirelli Scorpion. O carro era extremamente duro no asfalto e pior ainda na buraqueira. As viagens tornavam-se cansativas. Pesquisei bastante e coloquei o Yokohama Geolander AT. Ficou outro carro! Macio demais! Já fiz outras viagens e só tenho elogios para o pneu. Agora, preciso trocar os pneus da minha Pajero Full. Vou fugir dos originais Pirelli Scorpion novamente. Estou em dúvida entre Goodyear e Continental. Michelin é caro demais para pouca diferença de desempenho.

      1. Usei os Yokohama Geolandar na minha Tr4, são ótimos no asfalto, bem silenciosos, mas confesso que não curti muito na terra, estou agora na minha segunda Tr4 e vou de Hankook, vejamos como vão se comportar, modelo Dynapro AT2.

    1. Reginaldo, sou consumidor e estou aqui em defesa da marca continental, o pneu é sem sombra de dúvida, superior a estas marcas renomadas, são muitas as variáveis que devem ser levadas em consideração, antes claro, de uma conclusão. A forma como o condutor dirige, revela tudo e mais pouco, muitos fazem do seu veículo de passeio uma máquina de Rally, outros dirigem como Chofer, agora pergunto: em qual situação vai haver maior durabilidade e consequentemente maior economia? Sou Uber e meu Onix Joy, com pneu continental rodou 85.322km (obs.: da fábrica até o momento da troca). Fica na Fé!!!

  13. Adalberto Herbert da costa

    Coloquei 4 Michellin no meu carro 235/45r18… durou 27 mil com toda revisão feita certinha. Nao senti diferença de conforto ou dirigibilidade dos Pirellis que usei a vida toda, exceto no meu bolso. Confesso que estou agora entre Kunho e BRIDGESTONE… Kunho parece melhor nas avaliações de usuários, mas a BRIDGESTONE ainda tem amis nome, trás mais credibilidade… mas rios de dinheiro em Michellin não pago mais não

  14. Pirelli aparece no topo porém o pneu Scorpion verde pela etiqueta Inmetro têm notas E em consumo e aderência apesar de ter um tradewear 600.

  15. Eu usei YOKOHAMA aro 18 perfil baixo no meu Ômega e é sem dúvida ótimo em todos os sentidos em questão de conforto , durabilidade, rodei mais de 70 mil km com ele . Troquei por PIRELLI e foi decepção total , pneu duro , geometria não alinha , volante pula e fora que qualquer buraco fura o pneu, durabilidade uma piada. MICHELIN são tops e vejo falar bem dos HANKOOK.

  16. O melhor pneu é aquele que seu carro gosta, meu Palio veio com Pirelli que era duro, desgastou rápido e furava toda hora, troquei para o GOODYEAR e foi da água para o vinho, dirigibilidade nota 1000, roda macio, alta rodagem e sem nenhum ruído, não troco por nenhuma outra marca nem pra testar.

  17. Olá, bom dia tudo bem? Se for possível poderiam me orientar quanto a marca de pneus COMPASAL, preciso trocar os pneus do meu carro e recebi uma oferta com preço muito bom para esta marca, mas tenho medo pois não encontro informação nenhuma da marca. Obrigado

  18. Boa tarde, achei muito interessante essa pesquisa, fiquei bem mais tranquilo para a troca dos pneus do carro, apesar de que sempre procuro as marcas de primeira linha. Porém, eu gostaria de saber se existe alguma pesquisa ou, se voces conhecem a certificação da marca de pneus Hifly (China).
    Obrigado!

    1. Sandra. Eu tive um FIT 2013. Coloquei Pirelli. Não gostei. Escorregava muito e gastou rápido. Depois coloquei um continental, mudou completamente. Segurança ótima e depois de um ano de uso, parecia novo.

  19. Olá, parabéns pelo conteúdo, muito claro e objetivo. Acabei de comprar um jogo de pneus KUMHO baseado no que li acima, eu já sabia que eram bons, mas não que eram uns dos “melhores”. Quase fui pro DELINTE, porém, ainda torço o nariz para marcas “novas”, pneu é o primeiro item de segurança do carro, então, vamos manter o bom senso. Em todos meus carros, sempre tive o PS4, ou melhor, o michellin pilot sport 4. Hoje, já temos o PS5 para venda, porém, como troquei de carro ontem, e os “pila” ficaram curtos, resolvi apostar em kumhos 235 45 r18, que o jogo saiu por R$ 3.100 invés dos R$ 6.876,00 do jogo do PS5. Logo, terei uma análise mais profunda sobre os KUMHO e o fator principal, que é a relação CUSTO x BENEFICIO. Será que os PS5 valem mais do que o dobro dos KUMHO?

  20. Excelente a oportunidade d ter essas infos p elucidar detalhes d pneus. Gostaria d saber sobre a marca itaro p 225 65 aro 17 promete excelente drenagem e alta quilometragem. Menos ruídos e menor consumo ( 71 decibéis e faixa C em consumo e rodagem na chuva. Mas n conheço e/ou tenho info d usuários

  21. Com uns 80 mil km eu fui trocar os Michelin 215/45 aro 18 do Lancer e acabei indo numa loja continental. Já tinha ligado para saber preço e tudo mais. Na hora de pagar estava escrito “pneu importado”. Reclamei que era loja continental, não tinham me avisado que era outra marca. Vacilei. Fiquei puto, mas paguei barato. Conversei com o mecânico, que me explicou que o pneu era superior que o Michelin. O anterior estava careca precisava trocar, pois pego a Via Dutra todo dia. Deixei pra lá.

    Este foi meu primeiro contato com a Marca Nexen a 3 anos atras, medida 225/50 aro 18, modelo CP643 se não me engano.

    Hoje está com 200 mil km, ou seja, já rodei 120 mil e o pneu ainda tem borracha. Grudado no chão no seco e no molhado. Impressionante. Recomendo NEXEN para todo mundo. Qualidade realmente superior. Recomendo mesmo.

  22. Bom dia vcs estão parabéns bacana esse site GUIA DOS PNEUS vcs esclarecem dividas dar melhor orientações sobre produtos( MARCAS PNEUS) show de bola gostei matéria ok parabéns a toda equipe GUIA DOS PNEUS forte abraço a todos ok

  23. Boa tarde, existem várias outras marcas no mercado não mencionadas aqui, Xbri, WestLake e Triangle por exemplo. Estão falando em Ranking mas estão limitando muito o número de marcas (fabricantes)

  24. Porque será que a pirelli deixou de fabricar o pneu P6000, Otimo pneu durabilidade,para chuva é otimo, aderençia em curvas, acabamento e o desenho do pneu.

  25. Tenho um VERSA e o pneu que veio foi 185/65/R15 H88 Continental, vou trocar agora aos 53.000km rodados, como medida preventiva para viajar, mas se daria para andar mais com segurança ( sem ser período de chuva). Acabei não encontrando na região o Continental, vou colocar outra marca, mas já tem 25 anos que tenho meu próprio veículo e nunca rodei tanto com um pneu em boas condições em relação a outras marcas, claro que eram outras referências, pavimentação, modelo do pneu, etc.

  26. Boa tarde!
    Tenho um logan e os pneus é original Bridgestone ecopia, rodei aproximadamente 50 mil e devo trocar por motivo de viajem, mais o preço esta alto em comparação com outros modelo com mesma qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *