Pular para o conteúdo

Pneu Remold é bom? Entenda se vale a pena utilizá-lo e se é seguro

Descrição: Confira nossa avaliação sobre pneu remold. Saiba se é seguro e se vale a pena utilizar esse tipo de pneu no seu carro. Acompanhe!

ANÚNCIOS

Saber escolher um bom pneu na hora da compra é relacionar preço, segurança e durabilidade com o uso habitual do veículo, garantindo, assim, um bom desempenho e claro, confiança para dirigir em qualquer situação.

Apesar do desejo que temos de sempre adquirir um produto novo, a escolha pelo pneu remold é uma prática muito comum no Brasil e até mesmo no mundo. 

Muitas vezes, ele acaba sendo uma opção viável por conta do valor mais acessível. Você pode pagar até 50% mais barato por esse tipo de pneu.

ANÚNCIOS

Este produto que é chamado de remold ou remoldado é, na verdade, um pneu usado, mas ainda em boas condições, que foi reformado e recolocado no mercado pelas fabricantes.

É um pneu econômico que carrega prós e contras que vão desde a durabilidade até a escolha sustentável por um produto que passou por um processo de reciclagem.

Neste artigo separamos as principais informações sobre o pneu remold e as características que devem ser levadas em consideração no momento da compra de qualquer pneu. Confira e boa leitura!

ANÚNCIOS

Leia também:

Pneus remold e sua utilização

Os pneus remoldados são utilizados em todo o mundo, principalmente, na Europa em veículos de passeio ou modelos mais pesados, como caminhões e ônibus.

Sobretudo, o setor da aviação e diversas áreas comerciais que utilizam caminhões como método principal de transporte já optam por este tipo de pneu como uma forma de economizar e garantir a rodagem de seus veículos.

Eles surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, época na qual, os fabricantes de produtos essenciais precisaram se adequar à falta de matéria-prima para a produção da mercadoria. 

Nesse cenário, o processo de reutilização dos pneus foi muito utilizado, gerando as técnicas de recauchutagem que conhecemos hoje.

Além disso, o remold sempre foi uma opção de uso para quem não conseguia arcar com os custos de compra de quatro pneus novos.

É importante ressaltar que o pneu remold passa por um processo de reconstrução e raspagem que utiliza a carcaça original e refaz a banda de rodagem e as laterais. 

Sendo essa uma forma de reutilizar materiais sólidos que seriam inutilizados, preservando o meio ambiente e prolongando a vida de um produto essencial em nossas vidas.

A escolha por um pneu remold carrega vantagens e desvantagens, por isso, é importante conhecer a produção e a origem deste tipo de pneu, além de refletir se esta é a melhor opção para o seu veículo, uma vez que o pneu remold terá um desempenho diferente de um pneu novo. 

Pneu Remold é bom? Entenda se vale a pena utilizá-lo e se é seguro
Vale a pena utilizar um pneu remold? Guia atualizado 2022

Vantagens e características do pneu remold

É muito importante estar atento ao pneu remold que está sendo escolhido para o carro. Confira agora o que este pneu tem de bom e o que pode atrapalhar o seu desempenho.

Custo-benefício

O principal argumento para comprar um pneu remold é o seu baixo custo. Por ser um produto que passa por um processo de reutilização de materiais, o remold pode custar até metade do valor de um pneu zero km.

Pensando em curto prazo ou se você não tem condições de comprar um jogo de pneus novos no momento, esta pode ser uma ótima opção de compra, uma vez que é possível pesquisar e encontrar boas fabricantes de pneus remold.

Nesse caso, o importante é verificar se vai compensar o investimento em um produto que irá durar menos em seu automóvel e se a diferença de preço é realmente grande.

Sustentabilidade

Outro ponto positivo do pneu remold é que seu processo de remodelagem diminui a quantidade de pneus inutilizados na natureza e a geração de resíduos, impactando diretamente na reciclagem de materiais e na preservação do meio ambiente.

Ao adquirir um pneu que passou por um processo de reforma, você economiza e contribui de maneira consciente com a sociedade e com uma fábrica que segue medidas sustentáveis.

Durabilidade

O quesito durabilidade vai depender do seu uso e do tipo de espaço, urbano ou rural, que o veículo circula. Em geral, um pneu remold pode durar até 30% menos que um pneu original de fábrica.

Todo o processo de reconstrução do material garante que ele poderá rodar por muito tempo, mas é importante ressaltar que é um pneu reformado que ainda preserva as suas estruturas originais que passaram por um desgaste natural do tempo.

Um pneu que já foi usado por um longo período de sua vida útil sofreu impactos do solo urbano, tanto nos centros das cidades ou nas pistas, ou enfrentou terrenos rurais. 

Além disso, temos a exposição às diferentes temperaturas que impactam diretamente na parte externa do pneu.

Sendo assim, um pneu remold pode ser uma boa opção, mas depende do tipo do veículo, da frequência e dos terrenos em que será utilizado.

Qualidade

O primeiro passo da reforma deste pneu é a verificação total interna e externa, para descartar as carcaças que já apresentam cortes ou outros desgastes que prejudicam o seu desempenho.

Considerando as tecnologias existentes e toda verificação do produto, é possível encontrar produtos de alta qualidade no mercado, que correspondem às expectativas de preço e tempo de uso de um produto reconstruído.

É preciso sempre adquirir produtos que foram produzidos de acordo com as normas brasileiras de qualidade para este tipo de reforma e verificar o tempo de garantia.

Segurança e balanceamento

Um pneu remold pode apresentar variações na estabilidade do veículo, dificultando o balanceamento do carro em alguns casos, o que afetará o desempenho do veículo em pistas secas e molhadas.

Ao adquirir pneus reformados, você pode ter características diferentes entre eles. 

Isto acontece porque as informações originais dos pneus são removidas durante o processo, dificultando a verificação da origem da carcaça. Com isso, seu carro pode estar circulando com carcaças de diferentes fabricantes.

Como escolher o pneu ideal?

É necessário observar alguns pontos antes da compra do melhor pneu para você. Por isso, separamos abaixo os detalhes que não podem passar despercebidos. Confira abaixo!

Compre pneu certificado

Em primeiro lugar, é preciso buscar informações sobre a fabricante, identificando sua atuação no mercado e verificando o processo de fabricação, além das avaliações dos usuários.

No Brasil, o INMETRO é o órgão governamental responsável pela fiscalização da fabricação de pneus, entre eles, o pneu remold.

Para identificar a origem de um pneu reconstruído você deve verificar a certificação do INMETRO que está gravada na lateral do pneu em alto relevo ou etiqueta adesiva. Ali, estarão as especificações técnicas e as informações de rastreabilidade do produto.

Todo pneu reformado possui o Selo de Identificação da Conformidade do INMETRO.

Fique atento às informações técnicas e busque comércios confiáveis.

Observe como você utiliza o seu veículo

É muito importante que você observe a frequência que o seu veículo será utilizado, se é um automóvel de passeio ou de transporte de cargas.

Além disso, faça a verificação das áreas em que ele irá circular com mais frequência. Desse modo, será possível determinar se um pneu remold corresponderá ao impacto das pistas, sejam elas urbanas ou rurais.

Ao verificar essas condições e os valores, será mais fácil decidir por um pneu remold ou um pneu novo na hora da compra, pois você irá selecionar um produto de qualidade que é ideal para o seu uso diário, garantindo a sua segurança.

Vale a pena comprar um pneu remold?

Se você busca um produto com baixo custo e durabilidade variável, vale a pena investir num jogo de pneus remold.

Como foi apontado, um pneu remold é um produto reconstruído que passou por um processo de reforma e que pode circular legalmente nos veículos brasileiros.

Assim, o mais importante é verificar quem é o fabricante e quem está comercializando este produto para que você adquira produtos de qualidade que preservam a sua segurança dentro do veículo.

Busque sempre locais confiáveis que ofereçam produtos originais de acordo com as normas do INMETRO.

Você gostou das dicas deste artigo? Comente se acha que ainda vale a pena adquirir este tipo de pneu.

Avaliações do artigo - 4.5/5 - (22 votos)

5 comentários em “Pneu Remold é bom? Entenda se vale a pena utilizá-lo e se é seguro”

  1. Há mais de 10 anos utilizando remold. Muiito satisfeito.
    Custo benefício atende as espectativas.
    Até então nunca tive problemas no uso de remold. Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *