Pular para o conteúdo

Quantos km dura um pneu? Entenda

Saiba a hora de trocar de acordo com a quilometragem e os cuidados necessários para que você possa ter pneus com vida útil prolongada!  Descubra quantos km dura um pneu.

Qual é a hora certa de trocar os pneus? Essa é uma dúvida constante de quem tem um veículo. Por isso, você precisa saber quantos quilômetros (km) dura um pneu, para que consiga determinar quando deve realizar a troca. 

Fazer a compra certa dos pneus é o primeiro passo para conseguir manter a segurança do veículo e a qualidade do produto, além de manter a estabilidade e aumentar a sua segurança nas viagens.

Contudo, outros quesitos também influenciam na hora de definir o momento certo de comprar um novo jogo de pneus, como o terreno e a direção. 

Para te ajudar, separamos as principais informações sobre a quilometragem do pneu e organizamos as melhores dicas para que você possa saber quantos quilômetros é possível rodar antes de trocar o pneu. Aproveite e boa leitura! 

Quantos km dura um pneu? Entenda

Quais fatores alteram a durabilidade do pneu?

A durabilidade do pneu vai depender de alguns hábitos do condutor e características do solo e do produto. Leia o que, realmente, diminui a quilometragem dos pneus.  

Pneu novo 

O primeiro ponto importante para descobrir quantos quilômetros (km) dura um pneu é saber se ele é um pneu novo, usado ou remold. 

Um pneu novo tem mais vida útil e pode rodar de 25.000 a 50.000 km, podendo chegar a 60.000 quilômetros. No caso de motos, um pneu pode rodar até 15.000 km.  

Já os pneus usados ou o modelo remold são tipos de modelos que vão apresentar variações, porque já foram utilizados em outros veículos.  

Tipo de terreno 

O veículo irá sofrer impactos diferentes em cada tipo de solo e o mesmo acontece com os pneus. Assim, um pneu que percorre terrenos urbanos desnivelados, paralelepípedos e com muitas curvas vai ser mais afetado do que os pneus que percorrem rodovias e asfaltos uniformes.  

Além disso, a distância percorrida em estradas de terra também vai desgastar o pneu. O ideal é escolher um pneu para o tipo de solo que você mais utiliza.   

Tipo de veículo 

A frenagem do veículo, o torque e o peso do carro influenciam os pneus e a durabilidade do pneu, reafirmando a importância da aquisição do tipo de pneu correto para o veículo de passeio, de viagem ou transporte. 

Veículos esportivos ou que carregam carga constantemente exigem mais do pneu, portanto, é necessário seguir as orientações de peso do pneu para que ele tenha uma vida útil mais prolongada.  

Hábitos de direção 

A forma como você dirige o carro, a moto ou qualquer outro veículo também vai definir quantos km dura o seu pneu.  

Se você freia bruscamente e não reduz a velocidade antes de passar por buracos e lombadas, o seu veículo, com certeza, está sofrendo mais impactos do que um carro que é dirigido em condições ideais. 

De acordo com a Pirelli, as manobras constantes para estacionar nas cidades também vai desgastar o pneu. Assim, os seus hábitos ao volante são essenciais para definir a vida útil do jogo de pneus.  

Quais os cuidados necessários para prolongar a vida útil dos pneus?

Leia agora como você pode ter algumas medidas preventivas que vão garantir a durabilidade dos seu jogo de pneus em qualquer quilometragem. 

Mantenha a calibragem indicada 

Cada pneu tem a calibragem correta, e essa informação é fornecida pelos fabricantes. Portanto, sempre use a calibragem predeterminada para a sua segurança e bom desempenho do veículo.  

Observe as informações técnicas e os certificados do pneu 

Todo pneu novo tem as informações na lateral, como data de fabricação e dimensões, indicando se aquele pneu é a compra certa para você. 

Além disso, o certificado do Inmetro é um ótimo indicador da qualidade do pneu, informando o nível de ruído, o desempenho e a aderência dele na pista molhada, o consumo de combustível e o atrito com o asfalto. 

Nos pneus remold, é mais difícil validar as informações da etiqueta, por conta do processo de reconstituição da parte externa.  

Faça a manutenção do veículo 

Além de manter o carro calibrado, é necessário realizar uma manutenção preventiva nos pneus, para fazer o rodízio e verificar furos e outros danos. 

Uma manutenção de rotina mantém o veículo seguro, garantindo o balanceamento e o alinhamento corretos para que o pneu não circule de maneira irregular no asfalto e outras estradas.   

Evite terrenos irregulares 

Esse cuidado vai depender da realidade de cada um, mas escolher asfalto uniforme e terrenos que não exigem muito do automóvel é uma boa dica para prolongar a vida útil dos pneus. 

Quando você deve trocar os pneus? 

Afinal, quantos quilômetros (km) dura um pneu? Um pneu utilizado corretamente dura até 50 mil km. No entanto, este valor é muito difícil de alcançar, pois os quatro pneus podem apresentar gastos diferentes entre eles. 

Você deve trocar os pneus sempre que perceber um desgaste, rachaduras e bolhas nos sulcos e na parte externa. 

No caso dos sulcos, a marcação TWI informa que o pneu está careca quando o indicador já está no nível da superfície, portanto, é o momento da substituição. 

Uma medida preventiva de segurança é a troca sempre que os pneus atingirem a quilometragem média rodada. Dessa forma, você já sabe que eles estão próximos da data da troca. 

Um pneu careca é sinônimo de direção perigosa que pode provocar acidentes e danos ao veículo, gerando mais custos do que seria a troca completa dos pneus.  

Qual é o pneu que dura mais km? 

No quesito quilometragem, é impossível determinar qual é o melhor pneu para o veículo. Essa resposta envolve o fabricante e qualidade do pneu, assim como os seus hábitos de direção e terreno de circulação do carro. 

O pneu que vai rodar mais quilômetros será aquele que passa por manutenções e é utilizado de acordo com as normas. 

Desse modo, sempre leve em consideração as informações de fábrica do veículo e do pneu e os certificados do Inmetro. Além disso, tenha boas práticas de direção para que os pneus e o seu veículo não sofram tantos impactos que podem prejudicar a durabilidade. 

Agora que você já sabe quanto km dura um pneu nas estradas brasileiras, avalie o seu veículo, faça uma manutenção e solicite as substituições necessárias nos pneus, para que você consiga economizar e prolongar a vida útil dos quatro pneus. 

Gostou do artigo? Comente aqui quantos quilômetros você já conseguiu rodar com os mesmos pneus.

Avalie este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *