Pular para o conteúdo

Como economizar combustível: Dicas práticas

Anúncios

A constante alta no preço dos combustíveis e a extensa carga tributária embutida nesse valor, está dificultando cada vez mais a vida dos motoristas brasileiros.

O etanol também está com o preço mais elevado. Ele acompanha o preço da gasolina e, além disso, estamos no período de entressafra da cana-de-açúcar, o que costuma aumentar o seu preço nesse período do ano.

E em um cenário econômico igual ao que vivemos, no qual a inflação assusta todos os dias com o aumento do preço de produtos básicos para nossa sobrevivência, qualquer tipo de atitude que possa ajudar as pessoas a economizarem dinheiro, é válida. 

Anúncios

Por isso, nesse artigo, você irá aprender a calcular a média de consumo do seu veículo, além de conhecer mitos e dicas práticas de como economizar combustível e melhorar o rendimento do seu veículo. Boa leitura!

Leia também:

Como calcular a média de consumo

Antes de mais nada, é preciso saber qual a média de consumo de combustível do seu veículo. Esse é o primeiro passo para uma boa gestão e controle de gastos relacionados ao seu automóvel e ao quanto de dinheiro você deixa nos postos de abastecimento mensalmente.

É preciso saber quantos quilômetros o seu veículo faz com um litro de combustível, seja álcool ou gasolina. Dessa forma, fica mais fácil prever quanto de dinheiro você gastará abastecendo o carro em uma longa viagem ou saber a média que você gasta trabalhando, entre outras formas de medir o impacto que esse consumo traz para o seu bolso.

Aprenda agora como fazer esse cálculo:

  1. Encha o tanque, quanto menor a quantidade de combustível no carro antes disso, melhor.
  1. Zere o marcador de quilometragem (caso essa opção não seja possível, anote a quilometragem atual em um papel).
  1. No próximo abastecimento, confira na bomba a quantidade de litros exata que entrou no carro e anote esse valor.
  1. Veja quantos quilômetros você rodou com o tanque anterior – se não tem essa informação no painel, subtraia a quilometragem atual pela anteriormente anotada, exemplo: se antes marcava 33.800 e agora marca 33.100 significa que você percorreu 700 quilômetros – anote esse valor.
  1. Agora pegue esse valor da quilometragem rodada e divida pelo número de litros que você colocou nesse reabastecimento. 

Exemplo – vamos supor que tenha dado 42 litros, então a conta é 700 dividido por 42, cujo resultado será igual a 16,6.

  1. Nesse exemplo, concluímos que o veículo tem uma média de consumo de 16,6 quilômetros por litro de combustível.

No mercado, já existem muitos carros que medem automaticamente esse consumo, seja por computador de bordo ou no próprio painel. 

Mas se não é o caso do seu veículo, agora você já sabe como fazer para obter essa informação importante para ajudar na busca da economia de combustível. 

Mitos sobre economia combustível 

Nessa procura por soluções para diminuir o gasto com combustíveis, é preciso ter cautela. Algumas práticas difundidas não ajudam e algumas, inclusive, acabam comprometendo a segurança do seu veículo, por exemplo:

Ponto morto na descida reduz o consumo de combustível? Mito

Esse tipo de atitude, ao contrário do que a maioria dos motoristas pensam, eleva o consumo de combustível. 

Pois, a injeção eletrônica identifica quando o motor não precisa acelerar e corta o combustível da câmara, o que não acontece se o câmbio estiver em ponto morto. 

Além de impedir que o uso do freio motor seja possível em caso de necessidade e de gerar um desgaste prematuro no sistema de freios.

Combustível aditivado rende mais que combustível comum? Mito. 

O combustível aditivado possui a mesma autonomia que o combustível comum. A única diferença é que o aditivo colocado nele ajuda na limpeza do motor. 

No entanto, com o tempo o motor sujo pode causar um consumo maior de combustível, e a limpeza feita pelo aditivo ajuda nisso, mas ele não rende mais que o comum.

Por isso, antes de aceitar qualquer novo conselho sobre esse assunto, pesquise muito. E para facilitar, separamos 5 dicas práticas e comprovadas para economizar combustível. 

Confira agora!

5 dicas práticas para economizar combustível

A seguir, detalhamos 5 dicas importantes para quem não pode abrir mão de dirigir, mas está buscando uma economia maior de combustível no fim do mês.

Verifique os pneus

Mantenha os pneus do carro com a pressão indicada no manual do veículo. Pneus que estão mal calibrados aumentam a inércia do veículo fazendo com que ele rode com mais dificuldade, o que exige mais esforço do motor, que por consequência consome mais combustível. Esse processo de calibragem precisa ser feito de 15 em 15 dias.

O alinhamento e o balanceamento dos pneus também precisam ser feitos no momento certo. 

Caso contrário, o carro pode andar com dificuldade puxando e forçando mais para um lado que outro, o que também exigirá uma força maior do motor, logo, um consumo maior de combustível.

Ficar atento à qualidade dos pneus na hora da compra também é importante. Pois, existem modelos que já são produzidos com essa característica voltada a economia de combustível. Para auxiliar, leia o nosso guia de melhores marcas de pneus do mercado.

Controle o peso do carro

Quanto mais pesado o veículo estiver, mais energia será gasta para ele acelerar. Por isso, é importante retirar do carro toda a bagagem que não for necessária.

Bagageiros removíveis, suportes para bicicleta, malas desnecessárias e até mesmo a cadeirinha ou o bebê conforto sem transportar uma criança, não precisam estar no carro.

Por isso, antes de sair de casa, repense o que está no seu veículo e não é necessário para sua viagem e sempre o deixe o mais leve possível.

Mantenha os filtros de ar limpos

Os filtros de ar são responsáveis por filtrar a entrada de ar no motor, garantindo que a combustão aconteça com o ar limpo, livre de partículas de sujeira. 

Ao ficar sujo, o filtro entope, impedindo que o ar entre e forçando o motor a realizar uma combustão com mais combustível do que ar, aumentando o consumo e reduzindo o desempenho do combustível.

Para saber se chegou a hora de trocar o filtro, confira o que diz o fabricante. A recomendação padrão é fazer a revisão do sistema e a substituição deste componente a cada 10 mil quilômetros rodados. 

Mas é preciso avaliar as condições de uso do carro. Um veículo que roda mais na estrada de terra, vai ter seu filtro degradado mais rápido do que um que só roda nas cidades. 

Cuidado com o uso do ar condicionado

O ar condicionado ligado faz o carro perder potência e consequentemente aumenta o consumo de combustível. 

Pois, ele funciona a partir de um sistema que utiliza tanto energia elétrica quanto mecânica. É importante aprender a usá-lo com moderação, deixando para ligá-lo em dias de chuva, altas temperaturas ou em longas viagens com altas velocidades.

Em situações amenas, é melhor deixar os vidros abertos. Mas é importante ressaltar que em caso de altas velocidades, deixar o vidro aberto também pode aumentar o consumo de combustível. 

Os veículos são projetados com uma aerodinâmica que gera menos atrito no ar, consumindo menos combustível. 

Quando ele está em alta velocidade com os vidros abertos, essa aerodinâmica é quebrada por causa do ar que entra no veículo, forçando mais o motor para diminuir essa pressão. 

Dirija com paciência 

Freadas e arrancadas bruscas exigem muito do motor. Dirigir com cautela e administrar o trânsito à frente é uma ótima forma de economizar combustível, porque quanto menos você tiver que pisar no freio e usar a primeira marcha, menos combustível gastará.

É necessário também, controlar a velocidade. Quanto maior ela for, maior a resistência do ar e maior o consumo de combustível. 

Carros entre 90 a 120 km/h podem consumir até 30% a mais de combustível que em velocidades menores. Além disso, controlar a velocidade está entre as atitudes que mais ajudam a evitar acidentes. 

Gostou das dicas? Agora é só colocar tudo em prática e economizar! 

1 comentário em “Como economizar combustível: Dicas práticas”

  1. Olá, bom dia!!

    Olha, eu particularmente gostei muito dessas dicas que vocês informaram para se economizar combustíveis, foi bem esclarecedora e de fácil entendimento pois vocês simplificaram e ainda deram exemplos de como fazer passo a passo.
    O que mais me surpreendeu foi saber que o carro em movimento com os vidros abertos em velocidade superior a 90 km, aumenta o consumo de combustível em até 30% (quantos prejuízos já me dei com isso) e que deixar o carro em ponto morto nas descidas não impede o consumo de combustível e que o aconselhável é apenas reduzir a velocidade e as marchas.

    Parabéns a toda equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *