Pular para o conteúdo

Carro de leilão: Vale a pena? Como comprar? Entenda

Muito se ouve falar sobre leilões, nos filmes e na TV, mas muita gente não tem noção de como participar de um leilão na vida real.

Anúncios

Afinal, como comprar um carro de leilão? E será que vale a pena? É seguro? O ideal é entender tudo isso antes de participar de um leilão de carros. Assim, continue lendo esse artigo e entenda tudo sobre ele!

Adquirir um novo automóvel é algo que, com certeza, vai tirar um bom dinheiro do seu bolso. Já que, não devemos negar que até mesmo carros populares são caros no Brasil, com preços chegando até 50 mil reais, por conta dos impostos.

Mas, será que há como pagar menos por um carro de leilão? E será que vale a pena arriscar comprando um?

Antes de responder essas perguntas, devemos ressaltar que o preço do veículo é apenas a ponta do iceberg na hora de comprar um novo automóvel, já que muitos outros fatores devem ser considerados. 

Devemos notar que fora o preço, é preciso considerar o consumo de combustível, a data de fabricação do veículo e muitos outros critérios. Além disso, entenda qual é o desgaste de suas peças e se esse modelo é comum ou não no país.

Assim, muitas pessoas pensam apenas no preço do veículo e acabam esquecendo desses pontos tão importantes. Por conta disso, os leilões de carros causam uma certa polêmica.

Dentro deles, é possível encontrar carros que vieram de donos com dívidas, de locais pouco seguros e são, em geral, de origem duvidosa.

Portanto, vamos entender nesse artigo se vale a pena arriscar comprando um carro de leilão. Afinal, como é possível fazer isso? Acompanhe!

Leia também:

Como participar de um leilão de carros seguro?

Em primeiro lugar, é ideal que você encontre um leilão, seja ele físico ou online. Existem vários leilões digitais atualmente, no entanto é comum que eles não sejam credenciados apropriadamente. 

Por conta disso, tome muito cuidado com leilões de carros digitais. Por serem leilões de itens valiosos e muito caros, o mais recomendável é buscar algo físico onde você deve ir até o local e dar o seu lance presencialmente, aproveitando para examinar o veículo pretendido.

Primeiramente, após encontrar um leilão em sua região, é ideal que você leia seu edital. Esse documento deve conter todas as informações dos carros que vão estar presentes para o leilão. 

Além disso, o edital do leilão deve conter todas as regras dele, portanto é preciso prestar muita atenção a esse documento, já que ele evita com que você seja lesado na hora de dar o seu lance.

Nesse documento também será tocada a questão da responsabilidade de pagamento de taxas após você arrematar um veículo. Além disso, é preciso que o edital tenha informações sobre o lote. 

A principal informação para tornar o leilão legal é a origem dele, o estado do automóvel sendo leiloado e qual é a origem do automóvel e se ele possui qualquer multa a ser paga.

Em casos de dúvida, o que é mais recomendável a ser feito é entrar em contato diretamente com o leiloeiro do automóvel. Além de todas informações citadas, é necessário que o edital contenha algum meio de contato com o organizador do evento que seja viável.

O que considerar na hora de escolher o leilão?

É preciso fazer uma triagem dos veículos com muito cuidado, pois você deve ter certeza que o seu investimento vale a pena. 

Depois de verificar todas as regras no edital do leilão, tente ver no site ou no próprio edital do leilão quais são os dias de visitação do lote. Obviamente, você não poderá ligar o veículo no local.

No entanto, é permitido o acesso ao veículo de forma parcial. Nesse momento é possível conferir a qualidade da parte de dentro do automóvel. 

Portanto, considere muito bem as portas e se elas fecham apropriadamente. Além disso, veja se a lataria está intacta, confira a diferença de cor entre peças e outros detalhes.

Fazer uma inspeção 100% do carro pode levar uma boa hora do seu tempo. No entanto, se você quer comprar um carro de leilão, é necessário tomar todos esses cuidados. 

Dessa forma, é possível participar do leilão sem medo de investir em algo que não vale seu tempo e seu dinheiro.

Quais são os tipos de leilões de automóveis?

Devemos também entender que existe uma variedade de tipos de leilões de carro. Quem está buscando um carro de leilão deve entender no edital qual é o tipo de leilão que está participando. Dentro desses tipos de leilões, podemos mencionar os principais:

  • Leilão do governo, sendo esse com carros que foram apreendidos pelo Detran;
  • Leilão do banco, com carros onde os donos não quitaram seu financiamento;
  • Leilões de seguradoras, com carros recuperados de casos de furto;
  • Leilões de montadoras, onde entram carros que estão passando por renovação de frota.

Existem outros tipos de leilões, no entanto esses são os mais comuns. Se você quer comprar um carro de leilão, entenda a seguir como fazer isso da melhor forma.

Como comprar um carro de leilão?

Antes de ir a um leilão, faça um planejamento bem pensado. Não se deixe levar pelo sonho de ter um carro de leilão, pois é preciso levar isso a sério. 

Separe um dinheiro que você realmente pode dar nos lances do leilão e não passe desse orçamento pré-definido. Dessa forma, você sabe quando começar e também quando parar. Muitas pessoas acabam se prejudicando, pois não sabem quando parar seus lances.

Além disso, ao comprar um carro de leilão, é preciso levar um especialista com você. Isso é ideal para garantir que o carro é realmente aquilo que você deseja ter, se ele está em boas condições e de acordo com o que foi dito no edital. 

Ou seja, contrate um mecânico ou outro tipo de especialista em automóveis.

Em geral, para obter um carro de leilão, é necessário apenas dar seus lances e esperar que você tenha o maior ali. Um leilão de carros é muito como qualquer tipo de leilão, portanto envolve riscos e também vantagens.

Vale a pena ir a um leilão como esse?

Por fim, devemos mencionar que existem vários riscos em leilões de automóveis. Como já dito, os automóveis podem ter multas, além de você precisar pagar taxas ao obter ele. 

Fora isso, é comum que os carros de leilão tenham estado em locais abertos e expostos a condições climáticas como sol e chuva.

Por conta disso, é comum que a qualidade de sua lataria e sua tinta não seja a melhor. Dependendo do tempo passado nessas condições, o carro é afetado grandemente, além de afetar seu funcionamento em geral. 

Portanto, é necessário entender se realmente vale a pena dar um lance em carros assim.

Em geral, não é possível determinar se vale a pena comprar um carro de leilão. O que vai definir isso é sua necessidade e disponibilidade de dinheiro. Além da qualidade dos carros leiloados.

Sendo assim, se você possui orçamento para tentar obter um veículo em leilão, aproveite a chance, porém fique de olho em qualquer questão que passe desconfiança.

2 comentários em “Carro de leilão: Vale a pena? Como comprar? Entenda”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *