Pular para o conteúdo

Como comprar e vender carro pela internet: Melhores sites de comércio de veículos

Saiba como vender carro rapidamente usando a internet, através dos principais sites de compra e venda de veículos do mercado. Acompanhe!

Comprar e vender carros usados na internet pode não ser uma missão tão fácil quanto você imagina. Já que, as plataformas digitais ainda oferecem alguns riscos para os usuários e, por isso, é importante ficar atento a todos os detalhes antes de finalizar a sua operação.

Assim, se você está pensando em comprar ou vender um carro usado, confira todas as dicas necessárias para fazer um bom negócio e, também, para proteger a sua integridade no momento da aquisição. Aproveite e boa leitura!

Leia também:

Vou vender carro pela internet

Uma das melhores maneiras de conseguir trocar o seu carro por um novo, sem dúvida alguma, é vendendo o antigo. 

Dessa forma, você pode conseguir juntar um pouco mais de dinheiro ou dar a entrada no veículo do ano. Por isso, conheça algumas dicas essenciais para vender carro da forma certa.

1. Mantenha seu carro preparado

A principal dica para quem quer vender um carro e garantir um preço justo pela sua venda  é deixando o veículo preparado. 

Todos os problemas devem ser consertados para que não atrapalhem o processo da finalização da venda, independente de serem referentes à parte mecânica ou estética.

Então, basicamente, o guia para deixar o carro em boas condições para ser anunciado é:

  1. Faça uma boa limpeza e não esqueça de passar cera, fazendo com que a lataria se mantenha brilhosa;
  2. Remova todo e qualquer arranhão visível no veículo;
  3. Realize a troca de óleo para garantir um bom desempenho do carro;
  4. Observe se os pneus estão bons para o uso ou se precisarão ser trocados;
  5. Faça uma checagem dos itens básicos do carro, especialmente as luzes internas, os piscas e os faróis;
  6. Realize uma revisão no veículo antes mesmo de anunciá-lo;
  7. Passe o aspirador em toda a parte interna do veículo, fazendo com que ganhe uma aparência mais limpa para conquistar os possíveis compradores.

2. Faça um anúncio completo

Depois de deixar o carro inteiramente preparado para receber os possíveis compradores, o ideal é anunciá-lo. As melhores opções para a venda estão relacionadas com marketplaces on-line, ou seja, todas pela internet. Várias pessoas procuram, diariamente, por um veículo que esteja em boas condições de uso.

Por meio da internet, fica muito mais fácil entrar em contato com os compradores, além de compartilhar informações relevantes sobre o veículo, como ano de fabricação e se os documentos estão regularizados. O processo de venda se torna bem mais rápido do que há alguns anos.

Um dos melhores exemplos de plataformas para anunciar carros é a OLX, que oferece diversas oportunidades tanto para os vendedores quanto para os compradores.  

A sua interface é intuitiva e os filtros de busca ajudam no processo de venda. Logo mais você saberá, neste artigo, sobre as plataformas para anunciar.

3. Adicione o máximo de fotos possível

Um dos detalhes que mais agrada os compradores, e também traz mais confiança, é a quantidade de fotos do carro. Por meio delas, é possível observar a maior quantidade de detalhes possível, o que torna o processo de venda mais simples e, ainda por cima, atrai um maior número de interessados.

Sendo assim, algumas dicas para tirar boas fotos do seu carro são:

  • Pegar um pouco de distância para permitir que o carro apareça por completo na imagem;
  • Tirar fotos com o celular na horizontal para aproveitar o máximo de detalhes possível;
  • Adicionar um papel ou um tampa-placa para poder tirar as fotos do carro sem riscos de se comprometer;
  • Colocar o carro na sombra ou no sol por completo;
  • Escolher um local agradável, que ficará no fundo das fotos e trará mais interesse por parte dos compradores.

4. Informe a quilometragem do carro

É importante que o vendedor jamais omita quantos quilômetros o veículo já rodou. Sendo assim, ao anunciar o carro, será preciso se mostrar sincero e informar a quilometragem real do automóvel. Dessa maneira, na hora de finalizar a venda, não haverá surpresas e tudo correrá bem.

5. Marque a entrega em um local público

Para manter a segurança para ambos os lados, no momento em que o possível comprador solicitar um teste drive, ou simplesmente quiser finalizar a compra, marque o encontro em um local público. Isso vai permitir que você tenha um pouco mais de confiança e, caso algo aconteça, haverá diversas testemunhas ao redor.

Vou comprar carro pela internet

E quando a situação é o oposto? Comprar um carro pela internet também pode ter as suas armadilhas e, por isso, é preciso ficar atento a todos os detalhes dos anúncios dos veículos. Confira, abaixo, como evitar cair em certos golpes e garantir uma compra justa, sem empecilhos e que traga satisfação.

1. Opte por um bom site

A primeira dica está relacionada com a escolha do site. Selecionar plataformas confiáveis, com boas avaliações, pode evitar uma série de estresse e dor de cabeça. Afinal, a própria empresa será responsável caso algum golpe tente ser aplicado e trará medidas para ajudar o usuário que tentou adquirir o veículo.

Uma das formas mais seguras de verificar a reputação da empresa é procurando em sites como o “Reclame Aqui” ou no próprio Facebook, procurando pelos comentários feitos pelos usuários e, também, pelas avaliações. Isso pode evitar uma série de transtornos com uma simples medida de precaução.

2. Fique atento aos valores

Outro ponto muito importante é sempre desconfiar de valores que estejam abaixo da Tabela FIPE para um determinado veículo. Geralmente, quando os preços anunciados são muito atrativos ou quando aparecem muito abaixo de outros anúncios, as chances de ser golpe apenas aumentam e podem trazer sérios prejuízos para o comprador.

3. Cobre a documentação do veículo

Por fim, uma das dicas mais valiosas é cobrar a documentação do veículo que pretende comprar. É por meio dos documentos que podemos saber se há alguma pendência relacionada ao carro ou se há irregularidades adquiridas pelo proprietário anterior. Lembre-se sempre de pedir o Licenciamento de Veículos para o atual dono.

Quais são os melhores sites para comprar e vender carro

Depois de saber quais medidas adotar para se proteger de golpes na hora de vender ou comprar um carro, conheça quais são os melhores sites para adquirir ou despachar um veículo.

1. OLX

A OLX é uma das empresas mais tradicionais do mercado virtual, principalmente porque conta com um enorme volume de vendas e compras diariamente. 

Sendo assim, é uma opção segura, simples e ágil de anunciar ou buscar pelo veículo que deseja. Atualmente, a plataforma conta com um sistema próprio de pagamentos para trazer mais segurança.

2. Webmotors

A Webmotors é vista como uma das melhores opções para comprar e vender carro na internet. O site traz interface intuitiva e também permite que os usuários possam fazer uma filtragem em sua busca, escolhendo preço, região e modelo.

3. Kavak

O site da Kavak oferece uma garantia de 2 anos para os seus usuários, o que pode ser um grande diferencial na escolha. 

Além disso, ainda há um período de “arrependimento”, caso alguém tenha comprado um carro e ficado insatisfeito, podendo devolver em 7 dias.

4. InstaCarro

No InstaCarro, os vendedores de carros deverão marcar uma vistoria com os profissionais da unidade. Depois de realizar essa etapa, o carro poderá ser cadastrado na plataforma e anunciado para possíveis compradores.

5. iCarros

Por fim, também há o iCarros, que traz filtros capazes de facilitar a busca para quem quer encontrar algum carro em específico. O site ainda traz uma ferramenta de comparação de preços com a Tabela FIPE.

Como Vender Carro na Internet: Conheça os Melhores Sites
Como comprar e vender carro pela internet: Melhores sites de comércio de veículos

Aproveite todas as dicas para comprar e vender carros usados na internet e evite cair em golpes.

Avaliações do artigo - 5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *